sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Os filmes da Marvel – Parte I


Continuando a retrospectiva das adaptações de HQs para o cinema das duas grandes editoras dos EUA, chegou a hora de fazer o apanhado do longas baseados em personagens da Marvel Comics, a editora mais popular e a que mais consegue acertar nessa transposição de mídias, com muitos filmes bons (e alguns erros crassos, é verdade) e várias franquias lucrativas.

Vale lembrar, só entraram na lista filmes feitos a partir do boom das adaptações de quadrinhos, que aconteceu justamente a partir do lançamento do primeiro longa dessa matéria. Filmes anteriores, deixei de fora, mas pode ser que faça uma outra matéria só falando deles, veremos o que acontece. Por ora, sigamos em frente.


Blade – O Caçador de Vampiros (1998)

A Marvel aposta em um filme de ação tradicional, estrelado por um personagem de terceiro escalão, e se dá bem. Foi um baita sucesso, levantou a carreira de Wesley Snipes e abriu as porteiras para novas adaptações, apagando o fiasco Batman & Robin, do ano anterior. Os efeitos especiais envelheceram mal, mas o filme ainda é bastante divertido. 


X-Men: O Filme (2000)

Com o sucesso de Blade, a Marvel viu que dava pra fazer um bom trabalho nas telas e ganhar dinheiro com isso e liberou logo seu principal grupo de heróis para uma tentativa no cinema, embora ainda com certas ressalvas, no caso um orçamento modesto da Fox para uma produção desse tipo. Bryan Singer gerenciou bem o dinheiro, descobriu Hugh Jackman e fez um ótimo filme apresentando os mutantes ao público do cinema. Agora que um medalhão também se provara bem sucedido, ninguém mais pararia os heróis Marvel. 


Blade II – O Caçador de Vampiros (2002)

Guillermo Del Toro assume a direção e usa este filme como laboratório para fazer posteriormente Hellboy. Mais personagens, mais ação e mais efeitos especiais. A crítica e os fãs gostaram mais que o primeiro, mas na época o assisti e achei bastante bobo, tanto que nunca mais o revi inteiro. E só no Brasil mesmo para repetirem o mesmo subtítulo dado ao primeiro filme!


Homem-Aranha (2002)

O mais popular personagem da Marvel, após anos de tentativas, finalmente chega aos cinemas pelas mãos de Sam Raimi, fã confesso do personagem. E ele entrega aquele que seria usado como base para quase todos os filmes de origem. Os efeitos especiais já eram ruins na época, hoje são ainda piores. Mas o filme como um todo continua muito bom. Leia minha resenha aqui.




Demolidor – O Homem Sem Medo (2003)

O Demolidor é um personagem bacana que poderia ganhar um ótimo filme, próximo de um Batman, era só pegar a fase de Frank Miller no gibi como base. Ao invés disso, fizeram uma mistureba meia boca com um diretor medíocre e Ben Affleck como protagonista. Confesso que caí nessa quando assisti pela primeira vez: achei legal. Mas não sobreviveu a uma segunda vez e todos os seus muitos defeitos saltaram aos olhos. Não chega a ser uma desgraça completa, mas está longe de ser bom. O personagem merecia mais. Ganhará um reboot nos próximos anos.


X-Men 2 (2003)

Agora com mais dinheiro e mais à vontade, e com uma graphic novel clássica dos personagens como base (Deus Ama, o Homem Mata), Bryan Singer faz o melhor filme dos mutantes até hoje. Desde a sequência de abertura já clássica, com o ataque de Noturno à casa branca, passando por Wolverine defendendo a escola dos soldados, ao final com seu gancho fazendo alusão a uma das sagas mais queridas dos X-Men, é tudo uma beleza.


Hulk (2003)

A ideia era boa, chamar o artístico Ang Lee para dirigir um filme cabeça de super-heróis, contando com um elenco afiado e privilegiando a ação psicológica à física. Pena que não deu certo. O filme se estende além da conta, os cachorros Hulk são uma vergonha e o Hulk em si ficou artificial demais. Valeu pela tentativa de sair do lugar-comum e pela montagem esperta, cheia de divisões de tela, como os painéis de uma HQ.


O Justiceiro (2004)

O anti-herói já havia ganhado um filme tosco estrelado por Dolph Lundgren no fim dos anos 80, mas agora seria a versão “valendo”, após o boom das HQs no cinema. O tiro saiu pela culatra. Frank Castle na ensolarada Miami? John Travolta como um mafioso genérico? Ao menos tentaram usar uma das melhores fases dos quadrinhos, a passagem do ensandecido Garth Ennis pelo título, mas nem isso salvou. Foi um baita fracasso, e no Brasil foi direto pra vídeo depois de muita enrolação.


Homem-Aranha 2 (2004)

Sam Raimi, com mais liberdade criativa, imprime mais de seu tresloucado estilo próprio a esta película, fazendo mais um exemplar para figurar em qualquer lista de melhores filmes baseados em histórias em quadrinhos de todos os tempos. Confesso que quase chorei na cena do trem. O melhor filme do amigão da vizinhança até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário