sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Discografia Echo & The Bunnymen: Parte Final – Álbuns ao vivo


Leia também:
- Parte I - Os discos de estúdio - a fase áurea
- Parte II - Os discos de estúdio - a fase da volta
- Parte III - As coletâneas

Na última parte da discografia, apresento os discos ao vivo da banda. Aqueles que não ouvi, obviamente ficam sem nota.


BBC Radio 1: Live in Concert (1991)

O primeiro lançamento ao vivo do Echo & The Bunnymen não é um disco oficial, mas é aceito em sua discografia até pela própria banda. É o registro de um show em janeiro de 1988 em Liverpool. As 14 faixas fazem um bom apanhado entre material dos cinco discos que haviam lançado até então.

Nota: s/a


Live in Liverpool (2002)

Este é o primeiro ao vivo oficial da banda, gravado durante a turnê do disco Flowers. Não era exatamente o melhor momento para se lançar o primeiro registro de show de sua carreira. A banda de apoio na época não era das mais empolgantes e a voz de Ian McCulloch estava num período particularmente ruim. Ainda assim, possui um tracklist de respeito e é uma das poucas chances de ouvir versões in concert de algumas das boas músicas de Flowers (o que definitivamente não inclui An Eternity Turns). Também foi lançado em DVD com quatro canções a mais.

Nota: 7


Fillmore: San Francisco Ca 12/5/05 (2005) / House of Blues: West Hollywood Ca 12/6/05 (2006) / House of Blues: Anaheim Ca 12/7/05 (2006) / House of Blues: San Diego Ca 12/9/05 (2006)

Esses quatro discos, todos duplos – registros de shows pela Califórnia, nos EUA, durante a turnê de Siberia – e em edição limitada fazem parte de uma série chamada Instant Live. É uma espécie de pirata oficial, parecido com o que o Pearl Jam fez quando lançou cerca de 60 discos ao vivo de uma vez só.

Nota: s/a


Me, I’m All Smiles (2006)

Gravado em Londres em novembro de 2005, também durante a turnê de Siberia, pra mim é o melhor registro ao vivo dos Bunnymen reformados. Uma banda de apoio com mais pegada, Will Sergeant inspirado e Ian McCulloch cantando muito bem, além de um set list otimamente escolhido. Excelente disco. Também lançado em DVD, com outra capa e rebatizado como Dancing Horses.

Nota: 9


Never Stop: Live in Liverpool (2006)

Isso aqui nada mais é que um relançamento de Live in Liverpool, agora como disco duplo, contendo as quatro músicas que haviam ficado de fora do CD, aparecendo somente no DVD. Desnecessário.

Nota: 7


Breaking the Back of Love (2008)

Similar a Me, I’m All Smiles, este também foi gravado em Londres durante a turnê de Siberia. Porém, este disco possui apenas 12 faixas, pouco para um ao vivo.

Nota: s/a


Live at the Royal Albert Hall (2009)

Saiu originalmente como disco bônus na edição de colecionador de Ocean Rain lançada em 2008. Mas no ano seguinte uma pequena gravadora o lançou individualmente, para alegria de quem não queria gastar em mais uma versão de um disco que já tinha. Gravado em 1983, em Londres, este é um dos shows mais famosos da banda e o melhor registro ao vivo de sua formação clássica. Eles estavam no auge em cima do palco, e, apesar de ainda não terem lançado Ocean Rain, Silver e The Killing Moon já aparecem entre as músicas dos três primeiros álbuns. Para quem quiser saber como era a banda ao vivo em sua época áurea, este disco é uma baita resposta.

Nota: 10


Ocean Rain Live 2008 (2009)

O Echo & The Bunnymen também embarcou na onda das bandas que fazem shows especiais tocando seus discos clássicos na íntegra. Gravado em Liverpool, o grupo apresenta Ocean Rain na ordem e acompanhado de uma orquestra. Os arranjos são belíssimos, mas Ian McCulloch dá umas escorregadas com suas próprias letras.

O disco, em edição limitada, foi lançado pela própria banda, acompanhado de um DVD e um livreto. Depois, só ficou disponível para download. PS: eles trouxeram esse show para o Brasil em 2010 e foi mágico.

Nota: 9,5


Do It Clean: Crocodiles/Heaven Up Here Live (2011)

Mesmo esquema do álbum anterior. A diferença é que nesse show eles tocam nada menos que seus dois primeiros discos na íntegra! Mais pesado e nervoso que os registros de estúdio, faixas como All That Jazz, Crocodiles, Villiers Terrace, With a Hip e No Dark Things ficaram excelentes. No entanto, Ian já não segura mais os vocais de A Promise. Estou louco para que eles venham para cá com esse show, como fizeram com o de Ocean Rain, para que eu possa ouvir na íntegra o meu disco favorito.

Novamente lançado de maneira independente, em edição limitada, vendido através do site da banda, é outro que depois também só ficou disponível no formato digital.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário